FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

17 Jan 2020

Câmara de Viana atenta a alterações observadas no ribeiro de S. Vicente

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Vários populares tem denunciado, nos últimos dias, nas redes sociais a existência de “poluição” no ribeiro de S. Vicente, na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo. A água naquele local está com uma cor barrenta e turba, o que leva os populares a desconfiar que algo não está bem. Contactado pela Rádio Geice, o Vereador do Ambiente, na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Carvalhido, diz que a autarquia está atenta e a acompanhar de perto a situação.

Carvalhido informou que “os serviços de fiscalização da Câmara Municipal iniciaram durante a tarde de hoje a vistoria ao longo do traçado do ribeiro, não tendo, até ao momento, identificado a área-fonte. Os trabalhos de fiscalização irão ser reiniciados durante o dia de amanhã na restante extensão do ribeiro, sendo esperada o apuramento da fonte que provocou esta alteração”.

O Vereador do ambiente adiantou que “a alteração principal observada é de natureza física e deve-se a sedimentos muito finos em suspensão na coluna de água e que, provavelmente se devem a solos argilosos mobilizados pela corrente fora do curso habitual por estar em zona de leito de cheia”.

A Rádio Geice sabe que as análises preliminares efetuadas pelo município de Viana do Castelo revelam que a água do ribeiro de S. Vicente mantém a globalidade dos parâmetros físicos-químicos dentro dos valores considerados normais para estas águas (não navegáveis e não flutuáveis).

O ribeiro de S. Vicente tem nascente na Serra de Santa Luzia, na zona do Monte da Meadela, na encosta da Cova.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts