FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

23 Jan 2020

Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela representa Portugal no Médio Oriente

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela assinalou a sua 55ª internacionalização, com uma deslocação, na segunda semana de janeiro, ao Qatar onde participou na 4ª edição do “Intercultural Dialogue and Cultural Diversity Festival”.

Este festival decorreu na “Cultural Village Foundation” – Katara,uma pequena vila que sempre se destacou por organizar eventos tradicionais locais que procuram preservar o património cultural do Qatar. O “Intercultural Dialogue and Cultural Diversity Festival”, decorre de outubro de 2019 a dezembro de 2020 e inclui a participação de 17 países de todo o mundo que mostrarão as suas tradições e património.

Coube ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela a honra de representar Portugal, no período de 6 a 11 de janeiro de 2020, sendo alvo dos maiores elogios por parte do público local e de alguns emigrantes portugueses que quiseram atenuar as saudades através das nossas danças e cantares tradicionais.

O envolvimento do público foi um aspecto marcante para os elementos do grupo, tendo sido destacado, sobretudo, a forma entusiasta como marcavam com o bater das palmas o compasso das nossas músicas. Também a riqueza e o colorido dos nossos trajes foi realçada pela imprensa local, tendo sido referido que o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela “possui uma vasta e fabulosa colecção de trajes tradicionais, que são muito coloridos, variados e vívidos. Cada peça é confeccionada artesanalmente com fibras naturais e é considerada de grande valor patrimonial.”

Foi evidente para a comunidade local que a música e as artes desempenham um papel de destaque na cultura portuguesa, nomeadamente as danças folclóricas tradicionais pela sua ligação às áreas rurais e comunidades agrícolas do país. Foi, desta forma, que a imprensa se referiu à nossa actuação, destacando para além dos trajes coloridos, os “instrumentos musicais, os estalos com os dedos e os movimentos circulares das danças.”

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts