FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

31 Jan 2020

Parque da Cidade abre ao público em Viana do Castelo no Verão

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo (PEUVC), deverá abrir ao público no dia 5 de junho, após 12 anos de sucessivos adiamentos. O regulamento da infraestrutura foi aprovado por unanimidade, na reunião de Câmara de Viana realizada esta quinta-feira.

Com cerca de 20 hectares, o Parque da Cidade foi inaugurado em março de 2008 e, desde então, recebe apenas visitas guiadas para grupos, restrição contestada há anos, quer pelos partidos da oposição quer pela população local. Este modelo de visitas tem sido justificado com a necessidade de consolidação e proteção do parque.

Situado junto ao rio Lima, na zona da caldeira de marés das antigas Azenhas Dom Prior, aquele parque é uma das obras emblemáticas do Programa Polis, que investiu dois milhões de euros na recuperação daquela área.

Na apresentação do texto final do documento, hoje, ao executivo municipal, o vereador do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento, adiantou que desde 2018, foram investidos naquele espaço mais de 379 mil euros.

Ricardo Carvalhido disse estar em curso a terceira fase de “reabilitação e funcionalização” do PEUVC que inclui a “recuperação de quatro quilómetros de caminhos pedonais numa área superior a 3.500 metros quadrados”.

A implementação das medidas de autoproteção, a colocação de sinalética informativa e de emergência, de um sistema de comunicação por altifalantes, de contagem e controlo de utentes e da rede Wi-Fi, são outras as intervenções em a decorrer.

As obras contemplam ainda a criação de “uma área de estufa para propagação de espécies autóctones, de um edifício de apoio, de um borboletário e de um armazém de apoio”.

No final da aprovação do regulamento, a Vereadora comunista, Claudia Marinho, congratulou-se com a abertura do parque, por considerar “ser uma antiga batalha da CDU”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts