FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

31 Jan 2020

Ponte de Lima reafirma a sua oposição à minerização de Lítio

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Movimento SOS Serra d’Arga reuniu com o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Esta foi a primeira de cinco audiências com os autarcas dos municípios ameaçados pela proposta de prospeção e exploração de lítio na Serra d’Arga, apresentada pelo Governo.

Nesta reunião foi possível perceber que o autarca Vitor Mendes mantém a sua oposição contra todos os projetos de prospeção e exploração de lítio. O autarca explicou que tem sensibilizado associações, população e presidentes de junta para esta problemática, e que não compreende a insistência do governo central nesta medida. Refere ainda que a autarquia “já deu o seu contributo para o desenvolvimento nacional e que não está disposta a fazer mais sacrifícios”.

Victor Mendes acredita que o futuro passa pela conservação e valorização da Serra d’Arga, o que pode implicar, nesta primeira fase, o alargamento dos limites da zona protegida. O presidente da Câmara de Ponte de Lima garantiu ainda que irá informar o Movimento SOS Serra d’Arga e as populações sobre o que dirá o ministro neste roteiro de apresentação dos princípios base da nova lei das minas..

As próximas audiências marcadas pelo Movimento SOS Serra d’Arga com os autarcas vão realizar-se a 4 de Fevereiro às 11h00, em Caminha, e a 6 de Fevereiro às 14h30, em Vila Nova de Cerveira.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts