É amplamente conhecida a ligação artístico-cultural do Mestre José Rodrigues a Vila Nova de Cerveira. Com o objetivo de homenagear o artista e promover o conceito de vila ajardinada, o executivo cerveirense avançou, em 2019 e mantendo este ano, com a organização partilhada de um evento que visa celebrar a Camélia José Rodrigues e as Camélias de Inverno, através da promoção de jardins, viveiros e criadores de novos cultivares, dando a conhecer este património biológico e cultural.
Do programa da II Exposição de Camélias de Inverno de Vila Nova de Cerveira fazem parte dois workshops de arte floral, uma intervenção artística de pintura de guarda-chuvas e um atelier de pintura em gesso da Camélia de José Rodrigues denominado “Faz a tua Camélia”.
A riqueza artística, cultural e biológica das camélias também permite que haja uma dinamização de atividades dirigidas a todas as idades, nomeadamente com música através de um Concerto Classe de Conjunto da Associação Musical de Vila Nova de Anha e de uma Ópera Flash pela Academia de Música Fernandes Fão.
Os interessados em participar na II Exposição de Camélias de Inverno de Vila Nova de Cerveira como expositores devem consultar o regulamento e preencher o formulário específico.