FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 07 Fev 2020

Alunos das escolas de Viana do Castelo “Alistaram-se por um dia” na vida militar

Cerca de 20 Fuzileiros da Marinha Portuguesa estiveram na zona ribeirinha de Viana do Castelo a proporcionar a 300 alunos de escolas do concelho um dia diferente. A capital do Alto Minho acolheu as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas”, no âmbito do Programa de Divulgação das Forças Armadas, que também serviu para fazer baptismos de mar aos alunos que participaram.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A ação, que se realizou pela primeira vez no continente, depois das edições feitas na Madeira e nos Açores, abrangeu, desta vez, alunos do 4.º e do 9.º ano oriundos de agrupamentos de escolas de Viana do Castelo, que durante o dia tiveram contacto com elementos do Exército, Força Aérea e Marinha.

A manhã foi dedicada ao programa “Alista-te por um dia”, acolhida pela Escola dos Serviços do Exército na Póvoa de Varzim, onde crianças, de oito e nove anos, tiveram contacto com material militar não bélico, perceberam a logística das operações, participaram simulações virtuais, fizeram pequenos passeios numa viatura militar Pandur e até provaram algumas iguarias confecionadas nesta escola do Exército.

As atividades prolongaram-se pela tarde, já em Viana do Castelo, com os jovens a experimentaram alguns meios navais disponibilizados pela Marinha e participado num debate com o tema “Cidadania e Forças Armadas”, destinado a alunos do 9.º ano de escolaridade, com palestras ministradas por oficiais dos três ramos das Forças Armadas, que focaram as missões no contexto nacional e internacional e também no exercício da cidadania.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, defendeu que as autarquias têm a obrigação de promover a interação entre as instituições militares e a sociedade, considerando que “é fundamental” que as “crianças saibam, desde cedo, a importância das Forças Armadas” na sociedade e a “ajuda que dão em tantos problemas, nomeadamente na prevenção dos incêndios florestais”.

Este programa, que tem como objetivo a promoção da imagem de umas Forças Armadas credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade. Participaram na iniciativa, alunos dos agrupamentos de escolas Pintor José de Brito, Monserrate e Abelheira.

As atividades foram acompanhadas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Cunha Costa, entre outras entidades civis e militares.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts