A sessão, que aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal, contou com a presença dos estudantes que estão em mobilidade e estudantes internacionais, vindos de países como Itália, Alemanha, Polónia, Turquia, Lituânia, República Checa, Grécia, Eslovénia e Roménia. Na receção, os alunos foram acompanhados por 17 “Erasmus Guide-Friend”.
No discurso, o autarca de Viana do Castelo desafiou os estudantes as observarem as potencialidades turísticas, sociais e económicas do concelho e a darem a conhecê-las nos seus países.
O regime Erasmus é um programa de apoio inter-universitário de mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior que permite a alunos estudar noutro país por um período de tempo que varia entre três a doze meses. O objetivo do programa é encorajar e apoiar a mobilidade académica e deve o seu nome ao filósofo holandês Erasmus de Roterdam, que viveu e trabalhou em vários locais da Europa para expandir conhecimento e cuja sigla significa também European Region Action Scheme for the Mobility of University Students.