Esta é uma assembleia histórica e inédita na Europa que pela primeira vez coloca todas as forças políticas, de duas cidades, de dois países distintos, a debater o presente e futuro do seu espaço territorial a Euro cidade Tui Valença.
O ato inédito pretende evocar o oitavo aniversário da constituição formal da Eurocidade Tui Valença. Na Assembleia da Eurocidade participarão todos os elementos da Assembleia Municipal de Valença, bem como do Pleno da Corporación Municipal de Tui. A primeira decorrerá em Valença, terá carácter rotativo e anual. Em Valença seguirá a normativa da Assembleia Municipal de Valença e em Tui a da Corporación Municipal de Tui. A Assembleia terá, também, uma parte aberta à intervenção do público.
Pela primeira vez os elementos da Assembleia Municipal de Valença e do Pleno de Tui, promovem uma assembleia para debater a Eurocidade. Esta é, também, a primeira vez que uma Eurocidade realiza uma assembleia alargada a todas as suas forças políticas com representação popular nos seus órgãos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, Manuel Rodrigues Lopes, “este é um ato pioneiro na Europa, de aprofundamento democrático, de cooperação, de avanço do projeto Eurocidade que é uma vontade comum das duas cidades continuar no roteiro do estreitamento de laços e partilha para máximo beneficio das nossas populações e territórios.”
Da agenda de trabalhos consta a proposta de troca de bandeiras para colocação em todos os atos municipais de Valença e Tui. Em debate estará, também, a implementação do projeto UNICIDADE, bem como os desafios que se deparam à Eurocidade no espaço temporal de 10 anos.