FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

13 Fev 2020

José Maria Costa eleito para a Comissão Executiva do Eixo Atlântico

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Assembleia Geral do Eixo Atlântico reuniu hoje, em Matosinhos, onde elegeu os seus órgãos para o biénio 2020/2021, tendo o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, sido eleito para integrar a Comissão Executiva desta associação transfronteiriça.

A sessão encerrou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Eixo Atlântico na cooperação transfronteiriça, considerando um excelente exemplo de cooperação das cidades e regiões e tendo informado os autarcas presentes que iria, no âmbito das suas funções, promover a cooperação ativa entre Portugal e Espanha.

O autarca de Viana do Castelo, recorde-se, já presidiu a Comissão executiva e foi presidente da assembleia geral, integrando agora, de novo, os órgãos do Eixo Atlântico.

A coesão social, a crise demográfica e a captação de investimento e de talento centram os objetivos de 2020 no âmbito do desenvolvimento da agenda Urbana do Eixo Atlântico, aprovados na Assembleia-Geral que incorporou Póvoa de Varzim e Culleredo como novas cidades da associação.

A captação de investimento e de talento será um dos eixos da estratégia do Eixo, uma vez que para fixar população na euro-região é necessário atrair novos investimentos que gerem emprego e tecido económico-empresarial que atraia talento e permitam à população estabelecer-se e fixar-se no território. A estas duas linhas de trabalho juntam-se a coesão social e a crise demográfica.

A crise demográfica do interior da euro-região traduz-se num menor peso político nas decisões, já que menos população significa menor representação no número de deputados. Neste sentido, está a ser elaborada uma estratégia com soluções que será enviada aos governos de Espanha e de Portugal, bem como à Xunta de Galicia. Assim, foi publicado um relatório sobre a situação demográfica da euro-região que faz uma radiografia do território e um diagnóstico da situação atual, com uma projeção até ao ano de 2040.

Matosinhos acolheu a XXVIII Assembleia-Geral do Eixo Atlântico, que reuniu presidentes dos 35 municípios galegos e portugueses que a integram. A Assembleia-Geral aprovou um orçamento de 3,9 milhões de euros para o presente exercício e a incorporação das cidades de Póvoa de Varzim e Culleredo.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts