FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

17 Fev 2020

Mercado em Caminha e Escola em Vila Praia de Âncora avançam para concurso público

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
As obras de construção do novo Mercado Municipal de Caminha e de ampliação da Escola Básica e Secundária de Vila Praia de Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado entram hoje numa fase decisiva, devendo o Executivo aprovar a submssão à Assembleia Municipal dos dois concursos públicos para execução das empreitadas, ambas de caráter estruturante e cujo investimento total previsto ultrapassa os 2,7 milhões de euros. A reunião do Executivo está marcada para o início da tarde de hoje, dia 17 de fevereiro, no edifício dos Paços do Concelho.

O preço base para a empreitada “Mercado Municipal de Caminha” é de cerca de 600 mil euros, valor a que acresce IVA (596.300,00 + IVA), enquanto o concurso público para ampliação da Escola Básica e Secundária de Vila Praia de Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado rondará os dois milhões de euros, valor a que também se somará o IVA (1.953.368,74 + IVA).

Ambas as intervenções se revestem de grande importância para o concelho, sendo que, no caso do Mercado Municipal, permitirá substituir finalmente a estrutura atual, que tem caráter provisório há cerca de quatro décadas e não corresponde há muito às necessidades. Contingências várias impediram a Câmara de avançar com esta obra urgente há mais tempo, nomeadamente de natureza legal, uma vez que o direito de superfície dos terrenos em causa tinha sido cedido a privados.

Quanto ao estabelecimento de ensino, a ampliação corresponde a construção da Escola Básica de Vila Praia de Âncora, dando cumprimento a um velho anseio da população que assim terá um equipamento específico para as crianças do primeiro ciclo do ensino básico.

De realçar que a obra terá impacto no restante edificado, libertando espaços e melhorando condições. A sede da Academia de Música Fernandes Fão será construída ao mesmo tempo que a Escola Básica, com total autonomia de funções e de espaços, partilhando auditório e zona envolvente.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts