FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

05 Fev 2020

“Rotas Minho” oferece várias caminhadas entre Vila Nova de Cerveira e Espanha

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Arranca este mês fevereiro e com um pacote de 10 caminhadas interpretativas e sensoriais, o programa “Rotas Minho/Roteiros Miño”, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço 2020. Este projeto tem como seu principal objetivo explorar passo a passo os cantos do território da Eurocidade Cerveira-Tomiño a nível paisagístico, cultural, patrimonial, ambiental e natural.

Promovida pelo Clube Celtas do Minho e por Carlos Xabier Oliveira Ortega, a iniciativa pretende consolidar a união entre território português e espanhol, assim como fomentar hábitos de vida saudáveis, contribuir para uma melhor condição física das populações e promover ações de sensibilização ambiental e patrimonial.

“Rotas Minho/Roteiros Miño” quer unir a geografia do Alto e Baixo Minho, “uma área com características físicas e naturais tão peculiares que se refletem diretamente na cultura, na história, no património potenciando a descoberta de diferentes perspetivas deste território comum localizado em dois países”.

O ‘Trilho da Carranca’, agendado para 23 de fevereiro, marca o arranque deste programa de caminhadas de cariz transfronteiriço. Com ponto de encontro para as 09h00 portuguesas, na Igreja Paroquial de Gondarém, o primeiro percurso reveste-se de uma importante componente paisagístico-cultural de dificuldade fraca, ao longo de 5,6km pela freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira. Em março, a proposta é o ‘Roteiro das Fontes’, onde ao longo de cerca de 15km é possível descobrir pontos de interesse histórico-culturais no concelho de Tomiño.

Da vasta programação ainda faz parte um percurso pedestre paisagístico, histórico e cultural de 9km pela Freguesia de Sopo (abril), uma caminhada interpretativa paisagística e ambiental de 10km pelo ‘Roteiro das Pesqueiras’ (maio), uma rota noturna entre o Monte do Cervo e o Niño do Corvo (junho), uma caminhada paisagística e ambiental noturna denominada ‘Espaço em Forma’. Por fim, estão ainda inseridas neste programa a caminhada ‘Conversas com a Natureza’, que tem partida de Goián (julho), o roteiro da Amizade Cerveira-Tomiño (outubro) e um trilho de valor paisagístico e cultural por Loivo (novembro).

Para se participar nestas caminhadas é necessária uma inscrição prévia através de um formulário disponível na página oficial da Eurocidade Cerveira-Tomiño. O período de inscrição é aberto a cada trimestre, com um limite máximo de 50 participantes em cada caminhada, cujo grau de dificuldade varia entre o fraco ou moderado.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts