FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

14 Fev 2020

Viana do Castelo lança quatro novos projetos para incentivar e apoiar a juventude

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar quatro novos projetos que pretendem apoiar os jovens. Assim, os concursos Viana Jovens Empreendedores e Viana Jovens com Talentos, o Orçamento Participativo Juvenil e a atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior visam incentivar a juventude do concelho proporcionando-lhe a oportunidade de concretizarem negócios, projetos ou apoiando financeiramente os estudos.

Os projetos “Viana Jovens Empreendedores” e “Viana Jovens com Talento” com investimentos previstos de 50 e de 40 mil euros respetivamente, têm como principal objetivo apoiar os jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, na criação do seu próprio emprego ou no lançamento de um projeto artístico/cultural. Os prémios visam distinguir jovens residentes no concelho, individualmente ou em grupo, até ao máximo de três subscritores. A Câmara Municipal irá publicar, em breve, os editais dos dois novos projetos, onde serão definidos prazos de candidatura e regulamentos de participação, sendo que o mínimo de projetos vencedores é de dois e o máximo de cinco.

O concurso “Viana Jovens Empreendedores”, de acordo com a proposta aprovada por unanimidade em reunião de executivo, visa “fomentar a criação de novos projetos empreendedores, que podem ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira”.

A iniciativa quer promover “a seleção de ideias ou projetos, em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego, capacitar os empreendedores para o desenvolvimento dos projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam a sua validação e consolidação e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo”.

Na proposta do concurso “Viana Jovens com Talento” realça-se existência de “um conjunto de jovens promissores que, por vezes, não avançam com os seus sonhos por falta de disponibilidade financeira”. A iniciativa abrange as áreas da “música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, digital, multimédia, e tudo o que permita pôr a imaginação em prática e os sentimentos a descoberto”.

O “Orçamento Participativo Juvenil”, dirigido ao público mais jovem, entre os 14 e os 18 anos de anos, pretende que os jovens do concelho apresentem ideias e projetos que serão, numa fase posterior, votados pelos pares, numa iniciativa que conta com um orçamento de 25 mil euros para implementação das ideias vencedoras.

Por fim, o projeto de regulamento de atribuição de “Bolsas de Estudo para o Ensino Superior” prevê um apoio aos estudantes do ensino superior que se encontrem em situação carenciada. O projeto de regulamento passará por consulta pública para que as sugestões possam ser integradas na versão final, num investimento previsto de 20 mil euros para o presente ano.

No total, nestas quatro iniciativas para a juventude, o Município vai investir 135 mil euros. O Conselho Municipal da Juventude de Viana do Castelo terá um papel de destaque nestes novos projetos, já que integrará o júri dos concursos e ajudará a definir as propostas vencedoras.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts