A realização do evento na capital do Alto Minho acaba de ser formalizada entre a Câmara de Viana do Castelo e a organização. A gala tem como objetivo reconhecer e premiar publicamente o mérito de atletas, clubes, dirigentes desportivos, treinadores e árbitros que mais se destacaram na prática das suas modalidades na região Minho.
Sendo uma das principais características deste evento a rotatividade de concelhos no acolhimento da gala, é com naturalidade que o Município de Viana do Castelo acolhe a XXIII edição, depois de já o ter feito em 1999 na sua segunda edição.
O júri desta iniciativa, constituído por mais de uma centena de elementos ligados ao desporto, é responsável, através de votação em três fases distintas, pelas nomeações e escolha dos premiados.
Ao longo das várias edições deste projeto, a organização foi mantendo presente a colaboração de diversos organismos e entidades, entre os quais, o Ministério da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, os 24 Municípios da região,e várias Associações de Clubes e Federações.