FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 12 Mar 2020

Autoridade Marítima Nacional alerta para cuidados a ter nas praias

Com a adoção de medidas preventivas para a contenção da propagação do coronavírus (Covid-19) tem-se verificado um considerável aumento de pessoas a frequentar as praias.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Nesse sentido, a Autoridade Marítima Nacional alerta para a não ida a banhos e recomenda que deverão ser redobrados os cuidados na praia e a adoção de um comportamento de segurança.

“​É importante ter em conta que o mar nesta época do ano é um mar de inverno, e as praias e zonas de costa apresentam risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, encontrando-se nelas fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros”, alerta a Autoridade.

Alguns destes fenómenos não são visíveis, “acarretando perigo para quem entrar na água”.

Adicionalmente, a maioria das praias não está vigiada, não está disponível o equipamento para socorro a náufragos, podendo a assistência ser mais demorada.

A Autoridade Marítima Nacional recomenda:

– Não ir a banhos;

– Vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto;

– Evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada. Não vire as costas ao mar e ofereça sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda;

– Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts