FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

22 Mar 2020

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo assinalaram hoje 240 anos

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo assinalaram hoje os 240 anos de existência com um ato simbólico que incluiu uma ida ao cemitério e cumprimentos aos operacionais, onde o autarca vianense, José Maria Costa, deu conta de uma missiva do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que se quis associar ao aniversário da corporação.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Comandante dos Bombeiros Sapadores depositaram no Cemitério Municipal uma coroa de flores em memória aos bombeiros falecidos e visitaram o quartel, onde foi hasteada a bandeira da corporação, num ato simbólico que contou também com a presença do CODIS, em representação de todas as forças da Proteção Civil do distrito. Neste ato, o autarca vianense enalteceu o trabalho desenvolvido pelos bombeiros, sobretudo nesta altura, e deu conta da carta enviada pelo Ministro da Administração Interna.

Na missiva, Eduardo Cabrita expressa o seu “vivo reconhecimento” pelo trabalho dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, lembrando a longevidade que é “digna de registo, tanto para as gerações que têm servido a causa da proteção e socorro às populações, como dos cidadãos que continuam, mais de dois séculos depois, a poder contar com tão profissionais e abnegados serviços”.

“Num momento particularmente difícil para o país, em que todos somos poucos para travar esta luta desigual, os bombeiros ganham ainda mais peso naquela que é a resposta necessária à pandemia que enfrentamos”, sublinha o governante, desejando “os maiores sucessos pessoais e profissionais” e agradecendo o papel do Município “de garante da estabilidade na prestação de socorro às gentes de Viana do Castelo”.

As comemorações previstas, recorde-se, foram adiadas para um momento mais oportuno, altura em que será apresentada uma exposição alusiva aos 240 anos dos Bombeiros Sapadores, bem como a apresentação do projeto de ampliação do Centro Municipal de Proteção Civil.

Fundado em 22 de março de 1780, com a designação original de Companhia da Bomba, o corpo dos Bombeiros Sapadores Viana do Castelo é atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto, sendo um serviço da Câmara Municipal, de quem depende administrativamente. Conta com uma estrutura profissional constituída por mais de 50 operacionais.
A corporação tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo. No entanto, entra em campo sempre que solicitada pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Dispõe de veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo autoescada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, veículo de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate.

Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anticorte.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts