O presidente da Liga dos Amigos, Defensor Moura, adiantou que a campanha de recolha de fundos iniciada na quarta-feira “já permitiu recolher a verba necessária para garantir a compra de três aparelhos, sendo que outros três estão prometidos através de ofertas de empresários”.
O médico especialista em medicina interna, já reformado, antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo e fundador da Liga, disse que “os novos equipamentos deverão chegar entre duas a três semanas”.
“O problema são os prazos de entrega. Estamos em contacto com fornecedores de Espanha e da China. O prazo de entrega é sempre muito prolongado, uns é entre seis a oito semanas, outros 10 dias. Vamos ver”, referiu.
Defensor Moura disse que o preço dos ventiladores “varia entre 12 a 21 mil euros”, sendo que “o importante é a qualidade” dos equipamentos.
O médico adiantou que os donativos devem ser canalizados para a mesma conta bancária que serviu para reunir a verba que permitiu a compra, em maio de 2019, de um mamógrafo digital novo, orçado em cerca de 100 mil euros, e oferecido ao hospital de Santa Luzia.
A Liga, formalmente constituída em 1981, tem na promoção da dádiva de sangue e no apoio direto aos doentes as suas principais áreas de atividade.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.
Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
O boletim divulgado pela DGS assinala 6.061 casos suspeitos até hoje, dos quais 488 aguardavam resultado laboratorial.
Foto de Capa: Arquivo