FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

03 Mar 2020

Concurso do cartaz da Romaria d’Agonia 2020 não tem tema obrigatório

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A originalidade, eficácia da mensagem e a qualidade técnica e estética vão decidir a seleção do cartaz que em 2020 vai levar a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia a todo o mundo, num concurso que volta a ter tema livre.

O objetivo do concurso, lançado hoje pela Comissão de Festas e que decorre até 30 de abril, passa por selecionar um “cartaz original que divulgue a Romaria da Senhora d’ Agonia a nível nacional e internacional”.

Repetindo a decisão de 2019, a organização voltou este ano a deixar a criatividade falar mais alto e não colocou qualquer tema obrigatório para este concurso, definindo apenas que está aberto a “todos os interessados que desejem concorrer quer individualmente, quer em equipas”, podendo cada concorrente apresentar até duas propostas.

A Rainha das Romarias de Portugal realiza-se este ano em cinco dias, de 19 a 23 de agosto, datas que obrigatoriamente devem figurar do cartaz, que é a imagem que há várias décadas corre os quatro cantos do mundo para divulgar a festa.
A Comissão de Festas recebeu em 2019 um total de 75 propostas, oriundas de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa., um aumento de 15% face ao concurso anterior, que nos últimos anos também tem cativado interesse fora do país.

“O que queremos é que se mantenha o nível, a qualidade e o interesse que este concurso vem demonstrando. É uma forma de envolvermos cada vez mais fotógrafos, designers, artistas, jovens que se interessam pelas nossas tradições e que se entusiasmam com a possibilidade de prepararem aquele que para nós é ‘O Cartaz’”, explicou António Cruz, presidente da Comissão de Festas.

O regulamento deste concurso estabelece que os cartazes concorrentes são avaliados por quatro critérios, designadamente a eficácia da mensagem que passam, a originalidade e criatividade e a qualidade técnica e estética.

As propostas devem ser entregues, pessoalmente ou por correio, na sede da VianaFestas, em Viana do Castelo, até às 17:00 do dia 30 de abril. O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 500 euros e terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa. Desde 2010 que o cartaz oficial da Romaria é escolhido através de concurso e em 2016, pela primeira vez, a autoria ultrapassou as fronteiras portuguesas. O júri deste concurso é composto por nove representantes de entidades de Viana do Castelo, a VianaFestas, a Comissão de Festas, a Real Irmandade de Nossa Sra. d’ Agonia, a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a empresa Rui Carvalho Design, a Associação dos Grupos Folclóricos Alto-Minho e a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Concurso / Cartaz da Romaria da Senhora D’ Agonia de Viana do Castelo 

REGULAMENTO:

1 – INTRODUÇÃO 

No âmbito das Festas d’ Agonia, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a VianaFestas e a Comissão de Festas propõem-se levar a efeito um concurso de cartaz, para a divulgação pública da Romaria da Senhora d’ Agonia de Viana do Castelo de 2020.

2 – OBJECTIVO 

O concurso vai seleccionar um cartaz original que divulgue a Romaria Sra. d’ Agonia a nível Nacional e Internacional.

3 – PARTICIPANTES 

3.1 Este concurso é aberto a todos os interessados que desejem concorrer quer individualmente, quer em equipas.

4 – CONDIÇÕES DE CANDIDATURA 

4.1 Ao participar no concurso, os concorrentes aceitam todas as cláusulas do presente regulamento.

4.2 Cada concorrente pode apresentar a concurso até 2 propostas.

4.3 As propostas de cartaz devem ser inéditas e originais, da autoria do candidato, e destinam-se apenas aos fins deste concurso, não podendo em caso algum ter sido publicados ou expostos anteriormente.

4.4 As propostas de Cartaz pertencem à VianaFestas até à publicação das mesmas na exposição dedicada ao efeito, não podendo os autores, até essa data, divulgá-los através de qualquer meio.

  1. Caso a proposta do cartaz contenha trajes, será da exclusiva responsabilidade do autor o aluguer/compra/empréstimo, dos respectivos trajes, caso se venha a consagrar vencedor.

5 – CARACTERISTICAS DA PROPOSTA 

5.1 O cartaz deve obedecer aos seguintes requisitos:

– Corresponder às dimensões de 48x68cm e a sua orientação terá que ser vertical. – Terá que ser impresso e colado em suporte rígido.

5.2 No Cartaz devem constar, obrigatoriamente, os seguintes elementos:

– Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia – Viana do Castelo – Portugal – 19, 20, 21, 22 e 23 de Agosto 2020 – Logótipos da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da VianaFestas, respeitando as normas gráficas de utilização.

5.3. O cartaz tem de ser acompanhado de um texto explicativo do trabalho desenvolvido. Este texto não deverá exceder as 200 palavras.

6 – ENTREGA DOS TRABALHOS 

6.1 Os projetos terão que ser entregues até às 17 horas do dia 30 de Abril, ou enviados por correio, fazendo prova o carimbo dos CTT, para:

VianaFestas Avenida Cabo Verde Parque Empresarial Praia Norte, Lote 18 4900-350 Viana do Castelo

6.2 As propostas de cartaz apresentadas a concurso deverão estar devidamente embaladas em papel kraft, para que as mesmas sejam conhecidas apenas aquando da reunião do Júri.

6.3 A identificação do concorrente ou equipa (o nome completo, morada, endereço email e número de telefone) deverá ser feita em subscrito fechado; no exterior do envelope apenas deve constar o pseudónimo da pessoa/equipa concorrente.

6.4 A existência no cartaz de qualquer elemento identificativo, nomeadamente assinatura ou rubrica, dará origem à desclassificação do concorrente.

7- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 

7.1 O cartaz é avaliado de acordo com os seguintes critérios:

– Eficácia da mensagem – Originalidade e criatividade – Qualidade técnica – Qualidade estética

8 – JÚRI 8.1 O Júri será composto por 9 elementos representando as seguintes entidades:

– VianaFestas – Comissão de Festas – Real Irmandade de Nossa Sra. d’ Agonia – Escola Superior de Educação – Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Associação Empresarial de Viana do Castelo – Rui Carvalho Design – Associação dos Grupos Folclóricos Alto-Minho – Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal

8.2 O júri poderá não eleger um vencedor caso entenda que as propostas não se enquadram nos objetivos do concurso.

8.3 A verificar-se a situação descrita no ponto anterior, será feito convite personalizado pelo júri.

8.4 Os resultados do concurso serão dados a conhecer publicamente após a reunião decisória do Júri, que terá lugar durante o mês de Maio.

8.5 A decisão do Júri é irrevogável.

9 – PRÉMIO 

9.1 O prémio pecuniário atribuído ao vencedor, do concurso será no valor de 500,00€ e o cartaz será o “cartaz oficial” das festividades de Nossa Senhora d ́Agonia de 2020.

10 – DISPOSIÇÕES FINAIS 

10.1 O vencedor obriga-se a entregar as artes finais do trabalho premiado de acordo com as recomendações do júri.

10.2 O cartaz seleccionado e os respectivos direitos de autor serão pertença da VianaFestas.

10.3 Os trabalhos entregues não serão devolvidos pelo correio, podendo ser levantados durante o mês de Setembro, directamente na sede da VianaFestas – Parque Empresarial da Praia Norte, Lote 18, 4900-350 Viana do Castelo.

10.4 A resolução de situações omissas no presente regulamento é da exclusiva responsabilidade do Júri do concurso.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts