FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

13 Mar 2020

Conferência Episcopal Portuguesa determina suspensão da celebração comunitária das Missas

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou hoje a suspensão da celebração comunitária das Missas, até “ser superada atual situação de emergência”. A decisão, assumida em comunicado, surge “em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde, devido ao Covid-19”.

“A Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência”, pode ler-se.

Os bispos católicos referem ainda a necessidade de seguir “as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões”.

Estas medidas, indica a CEP, “devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet”.

“Permaneçamos em oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina e na boa vontade de todos”, concluem.

A 2 de março, o organismo episcopal tinha divulgado uma nota inicial com medidas de “prudência” para prevenir contágios com o novo coronavírus.

“Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a Comunhão na mão, a Comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”, refere o documento.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts