Esta iniciativa, que surge no âmbito da formação superior de Estudantes de Gerontologia, recupera práticas comunitárias passadas, como o recurso às janelas ou varandas para interagir, comunicar e ajudar os vizinhos. No passado, quando não disponhamos de telefones, telemóveis, ou outros dispositivos tecnológicos de comunicação, a janela, a varanda ou a porta de casa eram utilizadas para estabelecer e manter o contacto e a interação com os vizinhos.
Muitas das pessoas mais velhas apresentam dificuldade na utilização das novas tecnologias, e, por isso, o recurso às ferramentas digitais para assegurar o contacto e a comunicação não é uma solução!
Além disso, muitas pessoas mais velhas podem apresentar maior probabilidade de ficarem socialmente isoladas devido à presença de problemas ou dificuldades ao nível da saúde, da rede social ou de perdas funcionais.
A recomendação de reduzir ou evitar o contacto social direto ou a proximidade (não visitar, não ir a casa), como medida de prevenção do contágio da Covid-19, é fundamental para proteger este grupo de maior risco. Mas pode também contribuir para o aumento de sentimentos de isolamento, solidão, insegurança, abandono e exclusão, aumentando os níveis de stress vividos. A literatura tem bem documentados os efeitos da solidão e do isolamento social para a saúde mental, o aumento da dependência e mesmo a morte nas pessoas mais velhas. Além disso, a redução ou ausência de contacto regular/diário impossibilita ou condiciona a monitorização das necessidades que estas pessoas em isolamento vivenciam, muitas das quais podem ser rápida e facilmente satisfeitas, mas quando não identificadas podem conduzir a situação críticas.
Assim, e no seguimento das recomendações recentes da EFPA – European Federation of Psychologists’ Association, a organização desta iniciativa desafia cada português a, diariamente, conversar com os seus vizinhos mais velhos à janela ou varanda. Pode ser uma conversa de circunstância ou uma conversa temática, mas converse!
Pergunte-lhes como está a correr o dia; fale-lhes do seu dia; partilhe um pensamento, um sentimento, uma ideia; averigue se precisam de alguma coisa (uma pequena compra, um pagamento, etc); forneça-lhes informações úteis; ajude a desmontar fake news sobre a situação que todos vivemos.
Mostre interesse, preocupação, afeto, solidariedade! Ajude a que os mais velhos se sintam seguros, protegidos, acompanhados e valorizados!
Vá à JANELA!
#janelasconvida
#gerontologosconvidam