FECHAR
Logo
Pedro Xavier 24 Mar 2020

Covid-19: Estudantes de Gerontologia recuperam práticas comunitárias passadas para interagir com os mais velhos

Janelas ConVIDA é uma ação de proximidade e suporte aos mais velhos que vivem, neste momento, sozinhos ou com contacto limitado com os seus familiares e amigos na sequência do estado de emergência decretado.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Esta iniciativa, que surge no âmbito da formação superior de Estudantes de Gerontologia, recupera práticas comunitárias passadas, como o recurso às janelas ou varandas para interagir, comunicar e ajudar os vizinhos. No passado, quando não disponhamos de telefones, telemóveis, ou outros dispositivos tecnológicos de comunicação, a janela, a varanda ou a porta de casa eram utilizadas para estabelecer e manter o contacto e a interação com os vizinhos.

Muitas das pessoas mais velhas apresentam dificuldade na utilização das novas tecnologias, e, por isso, o recurso às ferramentas digitais para assegurar o contacto e a comunicação não é uma solução!

Além disso, muitas pessoas mais velhas podem apresentar maior probabilidade de ficarem socialmente isoladas devido à presença de problemas ou dificuldades ao nível da saúde, da rede social ou de perdas funcionais.

A recomendação de reduzir ou evitar o contacto social direto ou a proximidade (não visitar, não ir a casa), como medida de prevenção do contágio da Covid-19, é fundamental para proteger este grupo de maior risco. Mas pode também contribuir para o aumento de sentimentos de isolamento, solidão, insegurança, abandono e exclusão, aumentando os níveis de stress vividos. A literatura tem bem documentados os efeitos da solidão e do isolamento social para a saúde mental, o aumento da dependência e mesmo a morte nas pessoas mais velhas. Além disso, a redução ou ausência de contacto regular/diário impossibilita ou condiciona a monitorização das necessidades que estas pessoas em isolamento vivenciam, muitas das quais podem ser rápida e facilmente satisfeitas, mas quando não identificadas podem conduzir a situação críticas.

Assim, e no seguimento das recomendações recentes da EFPA – European Federation of Psychologists’ Association, a organização desta iniciativa desafia cada português a, diariamente, conversar com os seus vizinhos mais velhos à janela ou varanda. Pode ser uma conversa de circunstância ou uma conversa temática, mas converse!

Pergunte-lhes como está a correr o dia; fale-lhes do seu dia; partilhe um pensamento, um sentimento, uma ideia; averigue se precisam de alguma coisa (uma pequena compra, um pagamento, etc); forneça-lhes informações úteis; ajude a desmontar fake news sobre a situação que todos vivemos.

Mostre interesse, preocupação, afeto, solidariedade! Ajude a que os mais velhos se sintam seguros, protegidos, acompanhados e valorizados!

Vá à JANELA!

#janelasconvida
#gerontologosconvidam

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts