FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

10 Mar 2020

School 4 All promove formação para educadores de infância

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A equipa multidisciplinar School 4 All – Viana do Castelo, em parceria com o Agrupamento de Escolar Pintor José de Brito, está a dar continuidade ao projeto “Competências Linguísticas na Educação Pré-escolar: a avaliação e a intervenção como lógicas privilegiadas de atuação em contexto escolar". Assim, já se realizaram duas de três sessões de formação para educadores de infância, reforçando-se práticas facilitadoras da aprendizagem da leitura/escrita e aplicando-se as mesmas na exploração de uma obra do Plano Nacional de Leitura. A sessão foi enriquecida com a presença dos serviços educativos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que efetuaram a leitura/dramatização da obra.

Recorde-se que a Equipa Multidisciplinar foi constituída de acordo com a ação 1 integrada no projeto SCHOOL4ALL – Viana do Castelo, promovido pelo município vianense, no âmbito do PIICIE (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar), cofinanciado pelo Norte 2020/FSE. A equipa foi criada com o objetivo de traçar e implementar um plano de intervenção que contribua para o desenvolvimento pleno dos alunos, promovendo o sucesso educativo, reduzindo o absentismo e o abandono escolar.

O projeto abrange milhares de alunos em três ações/medidas: Ação 1 Equipa Multidisciplinar, constituída por 2 psicólogos, 1 terapeuta da fala e 1 assistente social; Ação 2 Expressão Musical no 1º CEB, que abrange todos os alunos do 1º ao 4º ano, num total de 1.700 estudantes; Ação 3 Ciência em rede, destinada a alunos do 4º, 5º e 8º ano de escolaridade, com o objetivo de contextualizar os conteúdos programáticos e curriculares com o património natural do concelho, a fauna e flora numa relação de proximidade e de envolvimento da comunidade escolar, chegando a 500 alunos.

O projeto “School 4 All” é desenvolvido por dez municípios através da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com os agrupamentos escolares, envolvendo equipas multidisciplinares que dão apoio e criam estratégias educativas que têm obtido excelentes resultados.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts