FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 23 Abr 2020

Bombeiros Sapadores de Viana receberam 4 geradores de ozono para descontaminar veículos de emergência

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo receberam geradores de ozono para proceder à descontaminação de veículos de emergência e apoiar ações de descontaminação de equipamentos sociais. Estes equipamentos assumem-se como fundamentais na luta contra a pandemia por COVID-19 já que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ozono é o descontaminante mais eficaz para todo o tipo de microrganismos. 

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Os quatro equipamentos adquiridos, modelo Airthereal MA5000, vão ser utilizados para a descontaminação de veículos de emergência, com particular incidência as ambulâncias e espaços interiores dos quartéis dos Bombeiros e Cruz Vermelha, servindo ainda de apoio às ações de descontaminação de Equipamentos Sociais, nomeadamente lares.

Assim, um equipamento ficará na Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, outro será entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, sendo outros dois distribuídos pelo Centro Hospital do Alto Minho – Cruz Vermelha, em Viana do Castelo e São Romão do Neiva. 

Com estes equipamentos, os danos produzidos sobre os microrganismos torna-os incapazes de desenvolver imunidade ao ozono, como fazem perante outros compostos. O ozono, por ser um gás que tem a capacidade de penetrar e de ocupar todo o espaço de difícil acesso, representa uma grande vantagem sobre outros tipos de descontaminantes. 

Na União Europeia, o Regulamento para Produtos Biocidas considera o ozono como biocida para distintos usos, dentro do grupo dos descontaminantes. Está classificado e indicado para desinfeção, entre outros de superfícies, materiais, equipamentos, sistemas de ar condicionado, paredes, pisos de locais públicos e privados, bem como à desinfeção do ar.

O gerador de ozono capta o oxigénio e transfere o mesmo para a placa de Plasma Frio, que converte o oxigénio em ozono, procedendo à descontaminação de microorganismos e a eliminação de odores, operando ainda como um purificador de ar.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts