FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 23 Abr 2020

C/Vídeo: Videojogo desenvolvido por alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo chega a plataforma líder em jogos online

Há um videojogo desenvolvido por alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que acaba de chegar à STEAM, a plataforma líder em jogos online, que é, ao mesmo tempo, uma loja virtual e uma comunidade de jogadores na internet.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O estúdio Shadowmatic Labs dedica-se ao desenvolvimento de videojogos desde 2018 e é atualmente composto por quatro vianenses, três dos quais alunos do curso de Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia, da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo: João Pedro Borlido da Silva, que terminou a licenciado em 2019 e Bruno Filipe Sousa da Silva e Miguel Afonso Ferreira Dantas ainda a frequentar o curso no IPVC.

No passado dia 20 de abril, o coletivo lançou um novo projeto na STEAM: o jogo SBX 5K. Classificado na categoria FPS (jogo de tiro na primeira pessoa), o SBX 5K é um shooter multiplayer com uma componente estratégica, que permite aos jogadores testar os seus reflexos e intelecto em partidas 1 contra 1. Ao todo são jogadas 7 a 12 rondas de ação num pequeno mapa modular. Entre rondas, os jogadores tomam decisões estratégicas que alteram a configuração do mapa onde jogam. Podem colocar paredes para quebrar o jogo inimigo, aprisionar o adversário ou estender o mapa com objetos para obter a vantagem na ronda seguinte.

A lista dos melhores jogadores é atualizada em tempo real e, durante a semana de lançamento, a STEAM e o Shadowmatic Labs vão premiar o top 3 com vouchers que podem ser usados na plataforma.

O SBX 5K pode ser jogado gratuitamente através da STEAM, jogável em Windows ou MacOS, adiantam os responsáveis.

O mercado dos videojogos em Portugal tem vindo a melhorar de ano para ano (com mais oferta e mais diversidade), no entanto, e segundo dados da Associação de Produtores de Videojogos, o setor ainda enfrenta desafios, designadamente no que concerne à captação de capital e talento para desenvolvimento de projetos inteiramente nacionais.

Por outro lado, ainda pouco se sabe sobre esta atividade económica e a sua evolução recente. Quem são os agentes? Onde se localizam? A que se dedicam? Quais as barreiras que enfrentam? Para responder a estas e outras perguntas, a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos está a realizar um inquérito junto de profissionais e empresas do setor, com a finalidade de reunir dados referentes a 2019.

Também por isso, a Sahdowmatic Labs acredita que o recém-lançado SBX 5K pode ser uma montra. Para já, o objetivo é “dar visibilidade ao trabalho desenvolvido e ao gamedev”, afirmam, mas dependendo da recetividade, o jogo poderá vir e expandido com novas funcionalidades e novos gráficos.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts