FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 07 Abr 2020

Covid-19: Vila Nova de Cerveira destaca “Pequenos gestos que fazem a diferença”

Desde que se começou a falar da pandemia COVID-19 em Portugal, e após as medidas implementadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira com vista à contenção, são vários os Cerveirenses que, numa atitude altruísta, têm ocupado o seu isolamento a reinventar-se no apoio à comunidade. Desde a confeção de máscaras, fatos e viseiras, à entrega de material de higienização, são várias as práticas de entreajuda que emitem sinais de esperança.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Um grupo de voluntárias do concelho tem-se dedicado, por estes dias, à costura de batas e capas para disponibilizar a profissionais de saúde das IPSS`s, do Centro de Saúde, do Hospital de Viana do Castelo e a outras valências hospitalares. Também o Lar Maria Luísa criou uma ‘mini-fábrica’ para produzir máscaras, uma iniciativa que, além de manter os utentes distraídos, contribui para abastecer a entidade deste material tão escasso por esta altura.

Ainda na criação de material de proteção individual, há outros grupos de pessoas a enveredar pela produção de viseiras com recurso à impressão 3D e que estão a ser entregues a IPSS’s do concelho, Bombeiros Voluntários, Proteção e Civil e comerciantes.

Não esquecer as medidas de proximidade que algumas Juntas de Freguesia do concelho estão a desenvolver junto dos seus conterrâneos, nomeadamente com a oferta de kits com material de higienização (gel desinfetante, luvas e máscaras), ou no apoio à compra de medicamentos e de bens de primeira necessidade, sobretudo às populações mais vulneráveis como o são os seniores.

Num verdadeiro e oportuno exemplo de responsabilidade social, as empresas instaladas na Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira propuseram-se por iniciativa própria ou após contacto efetuado pelo executivo ceder material de higienização excedente, de modo a ser gerido pela autarquia conforme as necessidades e ocorrências. A onda de solidariedade empresarial abrange a disponibilização de máscaras e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S), permitindo criar um stock que dá algum conforto para enfrentar situações de maior emergência.

Para todas estas boas práticas de voluntariado, o Município de Vila Nova de Cerveira, assim como algumas coletividades e empresas do concelho, tem contribuído com a aquisição e entrega da matéria-prima.

A todos estes munícipes e outros que gostam de permanecer no anonimato, o Município de Vila Nova de Cerveira deixa um manifesto muito obrigado!

Realmente, pequenos gestos primam pela diferença e boa-vontade!

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts