A informação recente foi avançada pelo centro tecnológico no seu site, na quarta-feira à noite, representando mais um passo no combate à Covid-19, ao serem disponibilizadas milhares de máscaras laváveis no mercado para o cidadão comum ou para profissionais de áreas com atendimento ao público.
Além da certificação dos tecidos e de estabelecida uma parceria com uma empresa que já está a produzir e a vender estas máscaras, a Tintex Textiles, S.A. aguarda ainda a certificação de mais quatro modelos entretanto submetidos ao processo.
“Máscaras – COVID-19 Aprovado” permite a consumidores e produtores reconhecer máscaras ou matérias-primas que foram testadas e validadas por uma entidade independente, com laboratórios acreditados. A criação deste elemento distintivo surge na sequência da publicação pela Direcção-Geral da Saúde das especificações técnicas para as Máscaras Comunitárias, no quadro do combate ao COVID-19, estando o CITEVE habilitado a emitir declarações de conformidade, quer deste tipo de máscaras, quer das matérias-primas que poderão ser utilizadas na sua confeção.
Este elemento distintivo informa também se se trata de uma máscara de uso único ou se é reutilizável e, neste caso, a indicação do número de vezes que poderá ser lavada sem afetar o seu desempenho, bem como qual o tipo de utilização para que foi aprovada: uso profissional ou uso geral.