Segundo comunicado divulgado pelos sociais democratas, foram adjudicados por ajuste direto concertos e arraiais gastronómicos no montante de “132.500 mil euros (162 975 mil euros com IVA)”.
A Câmara Municipal reagiu de imediato às acusações, esclarecendo: “Devido à situação de Pandemia, os eventos foram adiados e serão reagendados assim que tal seja possível”.
COMUNICADO PSD:
Despesas inaceitáveis em tempos de Pandemia
Em pleno Estado de Emergência Nacional, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou dois contratos de prestação de serviços para organização de espetáculos e Arraiais Gastronómicos no valor de 132.500,00€ + IVA, todos estes por via de Ajuste Direto, sem qualquer consulta de mercado. Até aqui nada nos surpreende, uma vez que já vem sendo prática corrente deste Executivo.
O que surpreende o PSD de Viana do Castelo é o facto de estes dois contratos (assinados a 07/04/2020 e 14/04/2020 respetivamente) terem como prazo de execução até Junho e Agosto do corrente ano. Mais surpreendente se torna quando é de conhecimento público que desde o dia 13/03/2020 a Camara Municipal de Viana do Castelo decretou pelo despacho PR no 07/2020 (ponto 4) que estão suspensos todos os eventos ou iniciativas em locais públicos e privados, designadamente culturais, desportivos, recreativos, de lazer ou religiosos, e a própria CIM a 270372020 decidiu o cancelamento de todas as festividades e romarias, pelo menos para ate o final de Junho..
É ainda do conhecimento público que o Centro Cultural de Viana do Castelo foi requisitado como Hospital de retaguarda no apoio a luta contra o COVID-19, não se sabendo até quando.
Face ao exposto, questionamos como é que estas duas entidades vão cumprir com os acordos assinados este mês em pleno estado de emergência, dentro dos prazos que lhes foram impostos?
Para além disso, vai o Executivo vai proceder a liquidação destes contratos, mesmo que este não sejam executados dentro dos prazos legais?
O PSD de Viana do Castelo entende que em tempos difíceis como os que todos os Portugueses e os Vianenses estão a passar, a atenção deste Executivo deveria estar centrada no apoio aos nossos empresários e às nossas gentes.
Entendemos que numa altura em que toda a Restauração se encontra numa luta pela sobrevivência e passando serias dificuldades, usar 93.000,00€ em promoção de um arraial gastronómico é no mínimo ofensivo para os representantes deste sector.
Não estamos aqui com o intuito de criticar e julgar, o PSD por obrigação primeira e como objetivo contribuir para um Concelho de Viana do Castelo mais próspero.
Julgamos que o foco deste Executivo, e os Impostos de todos os Vianenses deviam, nestes tempos de incerteza ser investidos em:
- Propostas de apoio aos pequenos empresários;
- Apoio Social de retaguarda a população;
- Apoio financeiro e Logístico a TODAS as Juntas de Freguesia, uma vez que são estas que melhor conhecem os casos de emergência social no seu território;
- Apoio financeiro e Logístico às IPSS, forças de proteção e Segurança do Concelho;
Viana do Castelo, 25 de Abril de 2020
A Comissão Política de Secção do PSD de Viana do Castelo
COMUNICADO CÂMARA DE VIANA:
Esclarecimento
Tendo sido tornadas públicas informações sobre ajustes diretos de contratos para a organização de espetáculos e arraiais gastronómicos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, importa esclarecer o seguinte:
- Em causa está a contratação de três concertos inicialmente previstos para o Centro Cultural e que, naturalmente, e devido à situação de Pandemia, foram adiados e que serão reagendados assim que tal seja possível.
- No que toca à contratação do Festival do Doce, previsto para decorrer no mês de abril, este é alvo de uma candidatura da MINHO IN e será também alvo de reagendamento, mas cumpre normas de candidaturas a fundos comunitários com prazos estabelecidos. Esta candidatura integra também os Municípios de Braga e Guimarães.
De lembrar que a Câmara Municipal, em março, adiou/suspendeu todos os eventos culturais em Viana do Castelo, estando neste momento a cumprir todas as orientações das autoridades de saúde. Aliás, o Centro Cultural de Viana do Castelo é, neste momento, uma Unidade de Retaguarda e não tem qualquer previsão para acolher eventos culturais, estando toda a programação prevista até dezembro suspensa, adiada ou cancelada, em conformidade com as características e oportunidade de cada evento.
Viana do Castelo, 26 de abril de 2020
Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo