Ao longo dos seus 25 anos de existência, o atual edifício não sofreu qualquer tipo de intervenção, pelo que já não dispunha das condições necessárias e adequadas às exigências e expectativas de um serviço educativo moderno. Para fazer face a alguns problemas imediatos de segurança e de comodidade, a Câmara Municipal concretizou, em 2018, a 1ª fase das obras de requalificação e modernização da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (já concluídas), num investimento municipal de cerca de 400 mil euros (dos quais cerca de 100 mil euros do PDCT original e do Ministério da Educação). Os trabalhos incidiram na retirada de todo o amianto, na construção da nova portaria na entrada sul, e na melhoria das condições de conforto térmico, através da implementação de um sistema de isolamento pelo exterior.
Por sua vez, a 2ª fase de requalificação agora aprovada visa a construção de raiz de um edifício designado como Centro de Recursos composto por biblioteca/auditório para capacidade para 119 lugares sentados, a construção de um edifício de apoio ao ensino articulado de música, a ampliação do espaço de refeitório, a cobertura dos corredores de circulação e dos espaços de recreio exteriores, o reforço das condições de segurança e de acessibilidades, bem como a adaptação à eficiência energética.
Após a aprovação do projeto e, recentemente, da candidatura, e apesar da Câmara Municipal já ter reservada a dotação necessária para a obra, ainda há um conjunto de procedimentos administrativos subjacentes a uma empreitada desta natureza, pelo que se prevê que a intervenção possa arrancar até ao final do corrente ano.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira sublinha a concretização de “uma aspiração transversal ao executivo municipal, comunidade escolar e população em geral em prol da criação de condições efetivas para uma melhor aprendizagem e formação dos nossos jovens”. Fernando Nogueira lembra que o processo foi um pouco mais demorado, “por forma a reunir consensos fundamentais de uma intervenção de grande envergadura para uma escola moderna, segura e virada para o futuro”.
Com cerca de 600 alunos, toda a requalificação da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira rondará, no conjunto das duas fases, os 2.7ME, após identificadas as necessidades pela autarquia e agrupamento, além das informações expressas pela Direção Regional de Educação do Norte, consensualizando numa profunda intervenção.