Assim, os quatro equipamentos adquiridos, modelo Airthereal MA5000, vão ser utilizados para a descontaminação de veículos de emergência, com particular incidência as ambulâncias e espaços interiores dos quartéis dos Bombeiros e Cruz Vermelha, servindo ainda de apoio às ações de descontaminação de Equipamentos Sociais, nomeadamente lares.
Há duas semanas a autarquia tinha já entregado um destes equipamentos à corporação de Bombeiros Sapadores, outro foi agora entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, sendo outros dois distribuídos pelo Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha, em Viana do Castelo e São Romão do Neiva.
Os geradores de ozono assumem-se como fundamentais na luta contra a pandemia por COVID-19 já que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ozono é o descontaminante mais eficaz para todo o tipo de microrganismos.
Com estes equipamentos, os danos produzidos sobre os microrganismos torna-os incapazes de desenvolver imunidade ao ozono, como fazem perante outros compostos. O ozono, por ser um gás que tem a capacidade de penetrar e de ocupar todo o espaço de difícil acesso, representa uma grande vantagem sobre outros tipos de descontaminantes.
Na União Europeia, o Regulamento para Produtos Biocidas considera o ozono como biocida para distintos usos, dentro do grupo dos descontaminantes. Está classificado e indicado para desinfeção, entre outros de superfícies, materiais, equipamentos, sistemas de ar condicionado, paredes, pisos de locais públicos e privados, bem como à desinfeção do ar.
O gerador de ozono capta o oxigénio e transfere o mesmo para a placa de Plasma Frio, que converte o oxigénio em ozono, procedendo à descontaminação de microorganismos e a eliminação de odores, operando ainda como um purificador de ar.