FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

01 Mai 2020

Celebra-se hoje o Dia Internacional dos Trabalhadores

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Esta é uma data comemorativa internacional dedicada aos trabalhadores e celebrada anualmente no dia 1 de maio. Em quase todos os países do mundo, incluindo Portugal, é feriado.

A homenagem remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas.

Nessa manifestação, houve confronto com policiais o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores. Seria esta uma manifestação que serviria de inspiração para muitas outras que se seguiria. Essas lutas de trabalhadores não foram em vão. “Os trabalhadores de todo o mundo conquistaram uma série de direitos e, em alguns países, tais direitos ganharam códigos de trabalho e também estão sancionados por Constituições.

No período entre-guerras, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts