Foi necessário planear uma intervenção eficaz e concertada para retoma da atividade comercial que se desenvolve nas feiras retalhistas, numa organização que compete à Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A abertura da feira semanal cumprirá todos os requisitos exigidos pela Direção Geral de Saúde (DGS) e pelos normativos governamentais, pelo que todo o recinto será vedado com gradeamento, tendo apenas uma entrada e uma saída com circuitos identificados para que não aconteça cruzamento de pessoas. As entradas no recinto da feira serão controladas e o uso de máscara será obrigatório, assim como a desinfeção à entrada e à saída do mesmo.
Foi elaborado um plano de contingência, que será publicitado na página oficial do Município, um plano de limpeza e recolha de resíduos, assim como uma sensibilização para que todos os feirantes tenham em sua posse os materiais de proteção individual recomendados pela DGS.
Foi ainda elaborado um novo mapa da feira, onde se conseguiu que a maioria dos feirantes mantivesse o seu lugar habitual, cumprindo 1,5 metros de distanciamento entre tendas.