FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 18 Mai 2020

Projeto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo é o grande vencedor do Prémio Santander Universitário

Vai à janela e convida os teus vizinhos mais velhos para uma conversa, foi este o desafio lançado por estudantes da licenciatura em Educação Social Gerontológica e do mestrado em Gerontologia Social, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Um projeto que acabou se o grande vencedor da 1ª fase do Prémio Santander Universitário UNI-COVDID19.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Trata-se de um projeto que acabou por recuperar uma antiga prática comunitária de comunicação com vizinhos e amigos à janela, ou à varanda, com o objetivo de contrariar o “isolamento” de idosos. “Trata-se de uma ação de proximidade e apoio às pessoas mais velhas que vivem, neste momento, sozinhas ou com contacto limitado com os seus familiares e amigos, na sequência do estado de emergência decretado em Portugal. Assim o desafio passa por cada português conversar diariamente um pouco com os seus vizinhos, especialmente com os mais idosos”.

O projeto Janelas Convida nasceu na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo para assinalar o dia do Gerontólogo, mas acabou por ser abraçado pela Associação Nacional de Gerontologia, e por outras instituições com cursos na área da gerontologia social como Bragança, Porto e Coimbra. “Com este projeto pretendemos não só quebrar o isolamento mas também criar uma rede de apoio e de ajuda às pessoas mais idosas, assim como identificar e sinalizar necessidades ou situações de risco vividas por esta faixa etária, ajudando-as a permanecer em casa, seguros e protegidos, evitando o risco de contágio da covid-19”, explicaram na altura as estudantes, que consideram que “ desta forma, com este contacto, vamos diminuir a solidão, o isolamento ou mesmo os sentimentos de insegurança ou de abandono”.

“Quando todos temos de ficar em casa para nossa proteção e da nossa comunidade, as janelas e varandas foram escolhidas como a nossa ligação ao mundo físico e social, particularmente para aqueles em que a tecnologia não é alternativa. Por isso, as janelas ganham vida quando convidamos o(s) outro(s) para uma conversa entre vizinhos, para uma pequena troca de palavras, mas que se transforma em algo muito maior”, referem.

“Cria uma ligação, transmite esperança, cuidado, interesse genuíno”, explica o grupo de alunos na página que criaram para o projeto nas redes sociais: https://www.facebook.com/JanelasConVIDA/

Prémio Santander Uni-COVID19

O Santander Universidades lançou o Prémio Santander Uni-COVID19 que tem como objetivo distinguir e apoiar projetos e ideias que contribuam para responder à situação de emergência, promovidas por jovens universitários e restante comunidade académica.

Aos vencedores, será concedido um donativo financeiro para conseguirem realizar o seu projeto e fazer com que tenha um impacto social significativo na sua área de atuação.

Nesta primeira fase de atribuição de prémios o projeto do Politécnico de Viana do Castelo “janelas Convida” arrecadou foi o primeiro classificado.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts