FECHAR
Logo
Pedro Xavier 18 Mai 2020

Romaria da Senhora d` Agonia é uma das 471 candidatas às 7 Maravilhas da Cultura Popular

A Organização das 7 Maravilhas de Portugal® recebeu 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular. A região do Alto Minho apresentou candidaturas às sete categorias a concurso: Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos, sendo selecionados 20 patrimónios dos concelhos de Caminha, Monção, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O concelho de Viana do Castelo candidatou à edição 2020 das 7 Maravilhas da Cultura Popular a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, as Festas de Santa Marta, o Cortejo Noturno, as Janeiras de Perre e Vela Votiva.

Monção conta com duas candidaturas, o combate da Coca e o vira do Alto Minho. Caminha com quatro projetos nomeados. A Romaria de São João d’Arga, a Festa de Nossa Senhora da Bonança, a Góta da Serra d’Arga e o Ramo de Andor.

Ponte da Barca apresentou o Entrudo do Pai Velho e a Romaria de São Bartolomeu.

Ponte de Lima é o concelho com mais candidaturas apresentadas. A cantaria, a feira quinzenal e feira do gado, a lenda do rio Lethes, a Mesa dos Quatro Abades, Toalhas de Linho, as concertinas e cantares ao desafio e as Feiras Novas.

Estas candidaturas foram avaliadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir o selo de Nomeado a 471.

Os resultados da avaliação pelo Painel de Especialistas, a 3ª Fase do concurso, serão conhecidos a 7 de Junho, com atraso de 1 mês, em virtude dos constrangimentos causados por covid-19.

Nessa fase, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elege 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.

A 7 de Junho serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia causada por covid-19.

Do distrito de Viana do Castelo não aparecem candidaturas dos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Valença.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts