A distinção foi proposta pelo primeiro Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Viana do Castelo, Marco Domingues, e deveria ter sido entregue no dia 22 de março, durante as comemorações dos 240 anos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, mas a cerimónia acabou por ser cancelada devido à restrições de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.
Ontem, na abertura das celebrações da atribuição do foral a Viana do Castelo, Marco Domingues leu a declaração de louvor, na qual José Manuel Duarte da Costa, comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realça o “rigor e competência” de António José da Cruz.
“Com elevado sentido de missão identifica, avalia e recomenda em tempo oportuno, soluções a situações operacionais mais complexas com que se depara no exercício das suas funções”. Possuidor de uma sólida formação e preparação técnica e uma extraordinária capacidade de trabalho que moldam a forma diária de trabalho do comandante António José da Cruz”, refere José Duarte Costa.
O comandante António José da Cruz recebeu ainda a medalha de Mérito de Serviço Público atribuída, ontem, pela Câmara de Viana do Castelo a 20 funcionários municipais e 13 dos serviços municipalizados com 40 ou mais anos de serviço.
O comandante ontem homenageado, com 60 anos de idade, integrou os Bombeiros Municipais da capital do Alto Minho, em dezembro de 1979, em 2001 passou a adjunto de comando e, desde 2015 que desempenha, as funções de comandante.