FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

27 Jun 2020

Comunidade educativa do Alto Minho reinventa iniciativa “Roda de pensamento e ação – Alto Minho a Ler”

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Devido à pandemia da Covid-19, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com as bibliotecas dos municípios de Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo, com a Laredo- Associação Cultural e os centros de formação de escolas do Alto Minho, tomaram a iniciativa de reinventar, para formato online, a ação “Rodas de Pensamento e Ação”. Esta iniciativa, visa dar continuidade à promoção de momentos de partilha e capacitação de agentes educativos, docentes, não docentes, técnicos, cuidadores, famílias, profissionais de instituições com valências para crianças, adultos e idosos.

As “Rodas de Pensamento e Ação” têm como objetivo o aprofundamento da relação entre as instituições e as bibliotecas, estimulando a presença ativa para momentos de fruição da leitura acessível e a partilha de ferramentas e metodologias que possam fazer caminho autónomo e servirem de base orientadora para desenvolvimento futuro.
A ação orientada pela Laredo – Associação Cultural que está desenhada em formato online, através de plataformas digitais, conta com várias iniciativas.

Vão decorrer três “Rodas Pequenas”, com uma duração máxima de 3 horas e distribuídas por três dias cada uma, que vão realizar-se entre 26 de junho e 3 de julho de 2020 e uma “Roda Grande” com uma duração máxima de 6 horas e distribuída por três dias, que irá realizar-se entre 7 e 9 de julho de 2020.

Este momento de partilha e capacitação dos agentes educativos será dinamizado de forma prática e ativa, em sessões online, através de diálogos enriquecedores em torno das ferramentas e metodologias utilizadas. Assim, as ações ganharão sentido na perceção de cada participante, que é ao mesmo tempo agente de novas propostas, repetindo e redirecionando estratégias, ou desafiando para novas atividades a delinear à medida de outros públicos-alvo e de outros contextos.

Estas ações serão creditadas para docentes e pessoal não docente, aberta a bibliotecários, mediadores, animadores, professores, técnicos de educação e outros profissionais da comunidade educativa de todos os concelhos da CIM Alto Minho.

De salientar que se inserem no âmbito do projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar”, integrado na operação PIICIE “Alto Minho School4All” – Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar”, cofinanciado pelo Norte 2020/FSE”, e dinamizado pela CIM Alto Minho, em parceria com a Laredo – Associação Cultural e em colaboração com a RIBAM – Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho.

Os interessados deverão efetuar a sua inscrição através dos respetivos centros de formação de escolas do Alto Minho, através dos seguintes links:

Rodas Pequenas:

– Dias 26, 27 e 29 de junho – Centro de Formação CENFIPE – Centro de Formação das Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura – https://www.cenfipe.edu.pt/eventos/?id=93&op=3;

– Dias 30 de junho, 01 e 02 de julho – Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo – https://forms.gle/oavN8h9gJw5zxf6X9;

– Dias 01, 02 e 03 de julho – Centro de Formação Vale do Minho – Professores da área de influência do CFVM devem inscrever-se no portal através da sua conta: https://www.valedominho.com; Outros interessados devem inscrever-se através da seguinte ligação: https://forms.gle/oavN8h9gJw5zxf6X9.

Roda Grande:

– Dias 07, 08 e 09 de Julho – Centro de Formação Vale do Minho – Professores da área de influência do CFVM devem inscrever-se no portal através da sua conta: https://www.valedominho.com. Outros interessados devem inscrever-se através da seguinte ligação: https://forms.gle/oavN8h9gJw5zxf6X9.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts