Esta ação tem como objetivo aumentar a consciencialização para a problemática do consumo excessivo de plásticos, explorar com criatividade as alternativas sustentáveis, promover a reutilização e separação de materiais e passar a mensagem à nossa comunidade. O desafio pretende transformar t-shirts que já não tenham uso, em sacos ecológicos, originais e úteis que podem ser utilizados na praia, nos passeios das férias, nas compras, no regresso à escola …
Assim, com a ajuda dos professores ou em ambiente familiar, os alunos participantes devem criar um saco personalizado a partir de uma t-shirt usada, escrevendo uma mensagem em torno dos 5R´s: repensar, reduzir, reutilizar, recuperar, reciclar. Concluído o trabalho, é só tirar uma fotografia e enviar até 20 de junho, com nome, turma e escola, para o correio eletrónico ondaverdevaleminho@gmail.com
Os prémios são atribuídos aos alunos que completem com sucesso este desafio, sendo que o 1º prémio corresponde a um Programa Multiatividades em Família (Arvorismo + Rapel + Escalada + Slide – Montes de Laboreiro); o 2º prémio garante uns auscultadores sem fios; e o 3º prémio, um vale para material escolar. O prémio especial de turma mais ecológica é uma atividade de barco no rio Minho, com o Aquamuseu do rio Minho.
Quem aceita este desafio? Cada um de nós tem um papel muito importante na transmissão de uma mensagem positiva! Todas as instruções e modelos de cortes estão disponíveis no site (http://www.ondaverdevaledominho.pt/pages/708)
De sublinhar que é o Município de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do rio Minho, que está a liderar o projeto ‘Onda Verde no Vale do Minho’, no âmbito dos resíduos sólidos urbanos, com financiamento do POSEUR, envolvendo as comunidades, especialmente escolares, de Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha.