Apresentada pelo jovem estudante da ETAP Cerveira, Duarte Pires, a ideia tem como objetivo contribuir para “o bom desempenho dos elementos que integram a equipa de Proteção Civil que, diariamente, trabalham em prol da segurança e bem-estar das pessoas e seus bens, através da aquisição de equipamento”.
Após sinalizadas as necessidades, a verba de 5 mil euros serviu para adquirir dez EPI’s Florestal Sapadores (casacos e calças), cinco Torgas – Ferramenta Florestal Multifunções, duas Mochilas Extintoras, uma Roçadora de Mochila e cinco Máscaras Ignífugas.
Complementarmente, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do Fundo Florestal Permanente, também cedeu à equipa mais uma Motosserra, uma Roçadora Florestal e cinco EPI’s de Silvicultura (calça, casaco, camisola, t-shirt e botas).
De relembrar que a edição 2019 do OPJovem teve dois projetos vencedores – ‘Mais Equipamento e Melhor Segurança’ e Registo para Todos’ -, para um investimento de 10 mil euros. A edição deste ano 2020 foi cancelada pois, apesar da vertente digital associada, é certo que o trabalho no terreno carece de dinâmicas sociais de participação pública contínuas.