FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Rádio Geice 18 Jun 2020

Escuteiros de Viana do Castelo ajudam a controlar lotação de praias do concelho

Ao abrigo de um protocolo a aprovar, hoje, pelo executivo municipal e que prevê um investimento de 10.400 euros, os escuteiros de Viana do Castelo vão ajudar a controlar a lotação de cinco praias de Viana do Castelo.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Através de um protocolo entre a autarquia e a Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas de Viana do Castelo (CNE), os escuteiros com idade igual ou superior a 16 anos vão dar assistência às praias de Afife, Arda, Paçô e Castelo do Neiva, ajudando no controlo da lotação da praia e do estacionamento de apoio.

O protocolo, que será amanhã apreciado em reunião ordinária de executivo, prevê assistência às praias entre 27 de junho e 30 de agosto, entre as 9h00 e as 18h00.

De acordo com o protocolo, a assistência dos escuteiros consistirá na responsabilidade de caraterização da lotação da praia e do parque de estacionamento, garantindo a atualização da plataforma da APA Infopraia e a plataforma municipal praias.cm-viana-castelo.pt (periodicidade mínima de 2 horas).

É também função do assistente de praia prestar informações gerais sempre que for solicitado e levar a cabo ações de sensibilização aos banhistas e utilizadores dos equipamentos de acesso à praia, com enfoque nas questões sanitárias.

Este protocolo é essencial tendo em conta que não existem títulos de concessão atribuídos àquelas águas designadas, pelo que assume o Município a competência de assistência no âmbito do disposto no Decreto-lei n.º 24/2020, de 25 de maio.

A Câmara Municipal transferirá, para a Junta Regional do Corpo de Escutas de Viana do Castelo, a quantia de 10.400 euros para o cumprimento das atividades de assistência balnear e por forma a fazer face às despesas de deslocação, comunicação e outras despesas gerais no âmbito deste protocolo.

Recorde-se que o Município tem desenvolvido ações de conservação, salvaguarda, reabilitação, requalificação e valorização ambiental nos territórios da orla costeira no concelho de Viana do Castelo através de investimentos na preservação dunar, ordenamento das áreas de estacionamento, qualificação dos apoios de praia e a criação de melhores acessibilidades às praias para todos os cidadãos.

A autarquia e a Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas têm vindo a desenvolver uma frutuosa parceria no âmbito da Sensibilização Pública e Vigilância Florestal no concelho de Viana do Castelo. Os Escuteiros estão sensibilizados para atividades de natureza ambiental e possuem uma organização interna que permite que a vigilância seja efetuada nas melhores condições operacionais.

Foto: Página de Facebook: Escutismo- Viana do Castelo

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts