Com esta intervenção, a Esposende Ambiente dá continuidade à implementação de medidas estruturais que visam a melhoria da gestão e exploração do sistema de abastecimento de água, com a instalação de 28 Zonas de Medição e Controlo e de 9 Válvulas Redutoras de Pressão.
As Zonas de Medição e Controlo, por obtenção de informação mais pormenorizada, permitirão uma gestão mais eficaz da rede de abastecimento, nomeadamente identificando-se, com uma maior exatidão, as zonas onde existem ineficiências, permitindo definir as medidas a aplicar.
A implementação de Válvulas Redutoras de Pressão possibilitará também minimizar as perdas de água do sistema de abastecimento, promovendo ainda a proteção do estado estrutural da rede, aumentando o período de vida útil e garantindo melhores níveis de serviço em algumas áreas.
Este processo é financiado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), através do Objetivo Específico relativo à otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do Ciclo Urbano da Água.
Esta ação enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, vertidos para o programa de ação do grupo Município de Esposende, no caso o ODS 6, onde se integra a adoção de medidas para garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento.