O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, destacou a importância das Juntas e Uniões de Freguesia para o desenvolvimento do concelho, realçando o trabalho desenvolvido em contexto de pandemia, assegurando também a importância dos grupos folclóricos para “a construção e promoção da nossa cultura e da paz”.
Já o Presidente de Junta na União das Freguesias de Viana do Castelo e Meadela, José Ramos, considerou esta inauguração “um sonho que se concretizou” e que permitiu dotar de melhores condições um “espaço maravilhoso cheio de história e lembranças de todos os meadelenses”.
O projeto de arquitetura visou colmatar as lacunas existentes no edifício, principalmente em relação à criação de melhores condições de acesso para cidadãos com mobilidade condicionada.
A sede do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, foi também inaugurada no mesmo espaço. Bruno Martins, dirigente da instituição, revela que, este foi o concretizar de “um sonho antigo” de “ter uma sede com condições condignas, adaptada às necessidades, onde juntos pudéssemos preservar a história destes 86 anos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela e traçar novos rumos dessa mesma história”.
A nova sede, conta agora com um espaço museológico, sala de arquivo, sala de direção, sala de trajes, um salão de ensaios com medidas apropriadas e um espaço de convívio para os elementos do grupo.