O trânsito será proibido a pesados e condicionado a ligeiros no Viaduto Sto. António – sentido Nascente Poente; Rua Emídio Navarro; Rua Sá de Miranda; Avenida Afonso III; Rua da Bandeira; e Rua de Aveiro.
Recorde-se que o edifício da Câmara Municipal está a sofrer obras de reabilitação no valor de 1,049 milhões de euros, numa empreitada que abrange uma área de 5.377 metros quadrados em quatro pisos de edifício.
O edifício dos Viscondes da Carreira, onde estão instalados os serviços administrativos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está a sofrer obras de reabilitação depois de a autarquia ter identificado a existência de patologias que justificam a necessidade de realização de uma intervenção ao nível da envolvente exterior.
A intervenção tem como objetivos recuperar o edifício enquanto estrutura física e bem arquitetónico de valor patrimonial classificado, intervindo em parte da envolvente exterior; e aproveitar a oportunidade da intervenção para introduzir um incremento de desempenho relativamente às condições de segurança – estrutura da cobertura e paredes em taipa do 2º andar – e de conforto – introdução de isolamento térmico na envolvente exterior a sofrer intervenção.
As más condições de segurança identificadas e resultantes do avançado estado de deterioração dos elementos estruturais principais conjugadas com a deterioração dos sistemas construtivos, fruto das sucessivas intervenções, concorrem para a necessidade de realizar uma intervenção que, ao mesmo tempo, resolva as patologias encontradas e reponha, na maioria dos casos, os sistemas construtivos adequados. As soluções a serem adotadas correspondem maioritariamente à reposição da prática construtiva original.
A obra é financiada a 85% pelo Programa Norte 2020 e faz parte da candidatura da Câmara Municipal ao PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbana, aprovada para a Prioridade de Investimento “Reabilitação Urbana”.
O Município de Viana do Castelo é proprietário, desde 1970, da Casa dos Abreu Távora, ou dos Viscondes da Carreira, implantada no gaveto entre o Passeio das Mordomas da Romaria e a Rua dos Bombeiros, onde tem instalados, desde 1972, parte dos seus serviços administrativos.
O edifício está classificado como Monumento Nacional por decreto de 16 de junho de 1910 e está integrado no perímetro de proteção de conjunto de imóveis classificados.
A Casa da Carreira, construída no século XVI, foi obra de Fernão Brandão, feita em 1527. O edifício foi totalmente remodelado em meados do século XVIII pelo arquiteto militar Manuel Pinto de Vilalobos que, com elementos quinhentistas reaproveitados e outros recriados, construiu um dos primeiros edifícios revivalistas (neo-manuelino), enquanto a fachada norte (onde está a capela) seguia os cânones barrocos na sua feição clássica.