FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 29 Jun 2020

Pedido da pensão de invalidez já pode ser feito online

De acordo com um comunicado enviado pelo Instituto da Segurança Social (ISS), a entrega 'online' do pedido da pensão de invalidez está disponível desde o dia 24 de junho, cumprindo, desta forma, "mais uma etapa na simplificação e modernização dos serviços da Segurança Social".

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Assim, para fazer o pedido de pensão de invalidez, deixa de ser necessária uma deslocação presencial a um serviço de atendimento da Segurança Social, ou aos correios, para o seu envio.

O ISS lembra ainda que estão também disponíveis no mesmo ‘site’ o pedido de pensão de velhice (para os beneficiários que já tenham a idade normal de acesso) e o reembolso das despesas de funeral.

A reforma por invalidez é um apoio social que é pago pelo Estado a todo o cidadão que possua uma situação de incapacidade para o mercado de trabalho, ainda que tal decorra de uma causa não profissional.

Até agora, o requerimento para pensão de invalidez só podia ser apresentado de forma presencial em qualquer balcão da Segurança Social, em instituições autorizadas e legalmente previstas, no Centro Nacional de Pensões (caso o beneficiário resida no estrangeiro), ou fazendo o ‘download’ do formulário no ‘site’ da Segurança Social para enviar preenchido, por correio.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts