Este diretório online, que vai integrar a página oficial festasdagonia2020.com, permitirá aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos, tal como acontecia nas edições anteriores da Mostra de Artesanato, que este ano não se realiza fisicamente, como forma de prevenção da covid-19.
“Sabemos do enorme impacto que esta pandemia está a provocar também nos artesãos, sobretudo naqueles que não dispõe de uma loja física. Para muitos, a Mostra de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia era muito importante para concretizarem as suas vendas”, explica António Cruz, presidente da comissão de festas.
Entre 19 e 23 de agosto, as Festas d’Agonia vão ser sentidas à distância, em formato digital, através do site oficial, das redes sociais, mas também através da rádio e da televisão, além de exposições em ruas emblemáticas da cidade com fotografias dos diferentes icónicos quadros da festa, devido à pandemia de covid19.
A Mostra de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos e antecede o arranque das festas.
“Para podermos ajudar, porque temos plena consciência do impacto da não realização física da Mostra de Artesanato, vamos desenvolver este diretório, que vai reunir na plataforma ‘online’ os artesãos que se inscreverem para divulgarem
os seus produtos”, acrescenta António Cruz.
Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão inscrito, com fotografias dos seus trabalhos. No mesmo espaço estarão reunidos os artesãos do concelho que o pretendam e desta forma os utilizadores poderão adquirir peças de arte diretamente aos autores.
A inscrição para a mostra digital de artesanato pode ser feita através do portal vianafestas.com, de 26 de junho até 10 de julho.
A página oficial festasdagonia2020.com, que albergará este diretório de artesanato, vai estar disponível de 01 a 23 de agosto.