Entre os areais com maior lotação no concelho de Viana do Castelo destacam-se os cerca de 1.600 lugares da Praia do Cabedelo, repartidos em duas zonas com 800 lugares em cada uma das respetivas zonas, e os 1.400 lugares da Arda/Bico, em Afife.
A lotação autorizada nas praias de Viana do Castelo, segundo a lista divulgada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), está ordenada da seguinte forma:
Praia da Arda/Bico (1.400), Afife (900), Paço/Carreço (900), Cabedelo (800), Cabedelo/Luziamar (800), Praia Norte (600), Carreço (600), Amorosa-Chafé (400), Amorosa-Chafé Sul (400) e Pedra Alta-Castelo do Neiva (200).
No concelho de Caminha, a praia de Moledo lidera a lista de areais do Alto Minho com maior lotação autorizada, com um total de 4.500 lugares para banhistas.
Na proposta de lotação conhecida na terça-feira, a APA especifica a capacidade máxima de cada um dos areais existentes em cada concelho, num total de 120 praias, 25 pequenas e 95 grandes.
Durante a época balnear deste ano, os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus-de-sol, toldos ou colmos, segundo um decreto-lei aprovado pelo Governo.
Além do “distanciamento físico de segurança entre utentes no acesso e na utilização da praia e no banho no mar ou no rio”, os cidadãos devem cumprir as medidas de etiqueta respiratória e proceder à limpeza frequente das mãos, bem como “evitar o acesso a zonas identificadas com ocupação elevada ou plena”.
Relativamente ao estado de ocupação das praias, vai existir “sinalética tipo semáforo”, em que a cor verde indica ocupação baixa (1/3), amarelo é ocupação elevada (2/3) e vermelho quer dizer ocupação plena (3/3).
Segundo o Governo, a informação sobre o estado de ocupação das praias vai ser “atualizada de forma contínua, em tempo real”, designadamente na aplicação ?InfoPraia’ e na página da internet da APA.
Foto: olharvianadocastelo.blogspot.com