José Maria Costa tem tido como critério entregar a Presidência da Comissão de Festas a personalidades de cariz mais local ou personalidades de cariz nacional. O nome de Rosa Caetano é sobejamente conhecido em Viana do Castelo. Aos 76 anos de idade, nascida e criada na freguesia da Meadela, foi costureira de profissão e integrante de grupos folclóricos por paixão. Hoje em dia, é considerada uma das vozes mais experientes no que toca à arte de bem trajar e ourar.
Conta com a experiência de 64 anos de folclore, entre o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, o seu grupo de coração, onde ainda integra o coro, e os nove anos em que integrou o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo.
Uma das grandes honras da vida de Rosa Caetano foi ter recebido um convite do etnógrafo vianense Amadeu Costa para colaborar com a preparação do Museu do Traje, criado em 1997, vestindo os manequins que, ainda hoje, integram a coleção permanente do museu.
Agora, foi convidada pelo Presidente da Câmara Municipal para presidir à Comissão de Honra da rainha das romarias, convite que aceitou com elevada emoção e reconhecimento.