FECHAR
Logo
Pedro Xavier 09 Jun 2020

Ricardo Rego: “Destacar o esforço levado a cabo pelos funcionários e pelas estruturas municipais”

A 18 de junho, no dia em que se assinalam os 762 anos do Foral Afonsino, as comemorações vão incluir uma homenagem aos funcionários municipais e dos serviços municipalizados que contam com 40 ou mais anos de serviço. A proposta, apresentada pelo Vereador dos Recursos Humanos, Ricardo Rego, visa destacar o esforço levado a cabo pelos funcionários e pelas estruturas municipais em contexto de combate à pandemia por COVID-19.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O momento de reconhecimento público dos trabalhadores municipais e dos serviços municipalizados incluirá a atribuição da Medalha de Mérito de Serviço Público a todos os funcionários com antiguidade igual ou superior a 40 anos na cerimónia comemorativa do Foral.

Com este momento, pretende o Município de Viana do Castelo agradecer, na pessoa dos galardoados, a todos os funcionários municipais e dos serviços municipalizados que, ao longo do ano, com o seu empenho, dedicação e profissionalismo estão ao serviço de Viana do Castelo e dos vianenses, desempenhando um trabalho ímpar reconhecido por todos.

Foi a 18 de junho de 1258 que o Rei D. Afonso III atribuiu o Foral, criando a vila e instituindo o Município de Viana. Com a outorga do foral foi constituído o estatuto jurídico, administrativo e fiscal do Município e, consequentemente, surgiram os primeiros funcionários municipais. De acordo com a proposta apresentada pelo vereador, “o campo da atuação da administração local ao longo da História é bastante grande, assumindo especial relevância o seu papel na prestação de bens e serviços básicos à população”.

Agora, o período pandémico “evidenciou este papel, através da célere e eficaz resposta dada pelas diversas estruturas municipais na satisfação das necessidades da população, nas mais diversas áreas”. Para Ricardo Rego, neste contexto “sobressaiu acima de tudo o desempenho exemplar dos diversos funcionários municipais que, de uma forma empenhada e abnegada, garantiram o funcionamento dos diversos setores num período de extrema dificuldade e incerteza para todos”.

“Se, por um lado, é devido reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelos funcionários neste período, não podemos deixar de ignorar que, ao longo destes 762 anos, a conquistada notoriedade do Município de Viana do Castelo, reconhecida nacional e internacionalmente, resulta, sem dúvida, do esforço, dedicação e profissionalismo de todos os funcionários municipais e dos serviços municipalizados”, defende a proposta.

Foto: Rádio Geice / DR

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts