FECHAR
Logo
Beatriz Baptista 18 Jun 2020

Surf Clube de Viana regressa ao mar de forma faseada e segura

Após várias formações de saúde, higiene e segurança direcionadas á prática de surf em tempo de pandemia, o Surf Clube de Viana está de volta ás aulas, mas de forma faseada.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para o regresso ao mar e ás aulas de surf de forma segura e seguindo as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS), o SCV levou a cabo um conjunto de ações que lhe valeram o certificado de entidade segura para a atividade desportiva.

O Surf Clube de Viana, após várias formações com a Quercia Saúde, para a elaboração de circuitos mais seguros no CAR Surf de Viana e com a Federação Portuguesa de Surf (FPS), designada “Ensino de Surf Seguro” e que incidiu nos procedimentos de proteção de praticantes desportivos e funcionários, elaborou o Manual de Boas Práticas SCV- Covid-19. Nele, consta um guião de saúde e segurança para atletas e treinadores, que foi validado pela equipa médica do Centro de Alto Rendimento do Jamor, estipulando um conjunto de procedimentos de higiene e segurança, o número de cinco atletas para um treinador e define também a figura inovadora de um profissional responsável exclusivamente pelo controlo e monitorização da aplicação dos procedimentos definidos.

O CAR Surf de Viana criou um circuito específico também no seu espaço exterior, está totalmente dotado de equipamentos de proteção, tem uma sala de isolamento e dispõe de procedimentos minuciosos de limpeza e desinfeção do material.

Assim, entre 1 de junho e 5 de junho, o SCV realizou a sua primeira atividade, que funcionou como um importante teste. Foram aulas de surf e bodyboard a 34 alunos da disciplina de Atividades Físicas de Natureza e Fitness II (AFNF II), do 2º ano da licenciatura de Desporto e Lazer da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A 13 de junho iniciaram-se as aulas do Regular II, Pré-competição, Competição e Para Surfing. Para 20 de junho está previsto o início dos treinos do Regular I. O SCV prevê estar em pleno funcionamento a 4 de julho, com o recomeço das classes de Master e de Avançado.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts