Inserido no âmbito da Agenda de Inovação para o quadriénio 2017-2021, o Módulo de Monitorização Partilhada do Ambiente, é um projeto da Câmara Municipal de Viana do Castelo em colaboração com os Serviços Municipalizados e que conta com o apoio das Juntas e Uniões de Freguesia da Costa de Viana do Castelo.
O módulo participativo, que foi desenvolvido ao longo de vários meses, consistiu na georreferenciação dos recipientes de recolha de resíduos, onde estão a ser colocados dísticos sinalizadores, que permite, que as pessoas possam informar, através do uso de um código QR lido pelo telemóvel, que o recipiente está cheio e, portanto, em condições de ser recolhido. Os utilizadores, poderão ainda, participar o asseio dos sanitários ou a necessidade de uma intervenção de manutenção especializada.
A plataforma de gestão desenvolvida, permite às entidades competentes monitorizar, em tempo real e em colaboração com a população, os equipamentos.
A instalação do sistema, que arrancou no passado sábado, dia 6 de junho, já se encontra em funcionamento na rede de passadiços das praias da Foz do Lima, Cabedelo e Luziamar e em breve irá chegar á Ecovia do Litoral Norte e ao centro da cidade de Viana do Castelo.