FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 08 Jun 2020

Viana: Plataforma monitoriza equipamentos de recolha de resíduos e estado de limpeza de sanitários balneares em tempo real

Já se encontra em funcionamento, a plataforma de monitorização partilhada, que permite que os cidadãos tenham um papel ativo na monitorização e apoio á gestão de recolha de resíduos nos recipientes instalados nas redes de passadiços das praias vianenses.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Inserido no âmbito da Agenda de Inovação para o quadriénio 2017-2021, o Módulo de Monitorização Partilhada do Ambiente, é um projeto da Câmara Municipal de Viana do Castelo em colaboração com os Serviços Municipalizados e que conta com o apoio das Juntas e Uniões de Freguesia da Costa de Viana do Castelo.

O módulo participativo, que foi desenvolvido ao longo de vários meses, consistiu na georreferenciação dos recipientes de recolha de resíduos, onde estão a ser colocados dísticos sinalizadores, que permite, que as pessoas possam informar, através do uso de um código QR lido pelo telemóvel, que o recipiente está cheio e, portanto, em condições de ser recolhido. Os utilizadores, poderão ainda, participar o asseio dos sanitários ou a necessidade de uma intervenção de manutenção especializada.

A plataforma de gestão desenvolvida, permite às entidades competentes monitorizar, em tempo real e em colaboração com a população, os equipamentos.

A instalação do sistema, que arrancou no passado sábado, dia 6 de junho, já se encontra em funcionamento na rede de passadiços das praias da Foz do Lima, Cabedelo e Luziamar e em breve irá chegar á Ecovia do Litoral Norte e ao centro da cidade de Viana do Castelo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts