FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Rádio Geice 15 Jul 2020

40ª Feira do Livro destaca centenário do nascimento de Rúben A.

A 40ª edição da Feira do Livro de Viana do Castelo acontece de 18 de julho a 1 de agosto em moldes diferentes do habitual, utilizando os meios digitais para a promoção do livro e da leitura, e fazendo uma evocação a Rúben A., cujo centenário do nascimento se assinala em 2020.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, este é um evento que vai “promover o livro e a leitura, dando a conhecer novas edições”. O edil considera que a “joia da coroa” da programação será, no dia 18 de julho, a apresentação da reedição do livro “A Torre da Barbela”, de Ruben A., por António M. Feijó, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa e Professor Catedrático da Faculdade de Letras da mesma Universidade, e a apresentação da reedição dos “Páginas Minhotas”, de Ruben A., editado pela Câmara Municipal.

Privilegiando os meios digitais, a Feira do Livro vai incluir uma conferência, a inauguração de duas exposições, teatro, a apresentação de livros, dramatizações e leituras, animação infanto-juvenil, transmitindo através das redes sociais variados eventos.

Nesta edição decorrerão vários momentos na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, como a apresentação de livros, em conformidade com as regras emanadas pela Direção Geral da Saúde (DGS). Na Feira do Livro haverá também um espaço dedicado à promoção dos jovens talentos autores, com a apresentação de uma publicação com os premiados dos últimos cinco anos do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana.

Durante a Feira do Livro estarão à venda, na Biblioteca Municipal, as edições e publicações municipais a preços especiais.

 

PROGRAMA (18 de julho a 1 de agosto):

Dia 18 julho – Sábado

“Sábado com Histórias” – dramatização da obra “Na Savana”, de Irena Trevisan e Luna Scortegagna, pelos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal. Hora: 10h30 Local: Apresentação digital através das páginas do Facebook e do Youtube da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo  – Leitura de textos ou poemas da MEALIBRA

Hora: 10h30 (atividade diária)

Local: Apresentação digital através das páginas do Facebook do Centro Cultural do Alto Minho e da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Apresentação da reedição do livro “A Torre da Barbela”, de Ruben A., por António M. Feijó, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa e Professor Catedrático da Faculdade de Letras da mesma Universidade; e – Apresentação da reedição dos “Páginas Minhotas”, de Ruben A., editado pela Câmara Municipal.

Hora: 16h

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal | Transmissão em direto através das páginas do Facebook da Biblioteca e da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Apresentação do espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado, com encenação de Tiago Fernandes, pelo Teatro do Noroeste – CDV.

Hora: 18 h

Local: Teatro Municipal Sá de Miranda

Exposição de Pintura “Olhar de Esperança”, de Lima Viana (até ao dia 1 de agosto).

Hora: 18h30

Local: Galeria Barca d’Artes (Rua do Manjovos)

Dia 22 julho – Quarta

Dramatização da história “O Grufalão”, de Julia Donaldson e Axel Scheffler, pelos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal.

Hora: 14h30

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal (marcação prévia) | Transmissão em direto através das páginas do Facebook da Biblioteca e da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Apresentação do livro “25 de Abril – Corte e Costura”, de João Cerqueira.

Hora: 21h30

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal (marcação prévia)

Dia 23 julho – Quinta

Conferência: “Interação Cultural e Artística com o Alto Minho com Almada Negreiros, Sara Afonso, Luís Filipe e Sónia Delaunay”, por Vasco Pimenta de Castro (projeção fotográfica), organização do Centro Cultural do Alto Minho.

Hora: 21h30

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal

Dia 24 julho – Sexta

Apresentação do livro “Os vivos e os outros”, de José Eduardo Agualusa (Quetzal Editores).

Hora: 21h30

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal | Transmissão em direto através das páginas do Facebook da Biblioteca Municipal e da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Dia 25 julho – Sábado

Inauguração da exposição da obra gráfica publicada em livros, revistas e jornais de Sebastião Peixoto intitulada “A mão e a máscara”.

Hora: 10h

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal

“Sábado com Histórias” – dramatização da obra “A ovelhinha preta”, de Elizabeth Shaw, pelos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal.

Hora: 10h30

Local: Apresentação digital através das páginas do Facebook e do Youtube da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Lançamento do livro “Arquitectura contemporânea e apontamentos de arquitectura modernista em Viana do Castelo”, de José Pastor, editado pela Câmara Municipal.

Hora: 11h

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal

Apresentação do livro “Jasmim no Limoeiro”, de Manoella de Calheiros, por Porfírio Silva.

Hora: 17h30

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal

Dia 28 julho – Terça

Entrega do Prémio Literário Luís Miguel Rocha

Hora: 14h30

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal

Dia 29 julho – Quarta

Dramatização da história “Quem é o terrível guerreiro na toca da lebre?”, de Marco Di Domenico, pelos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal.

Hora: 14h30

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal (marcação prévia) | Transmissão em direto através das páginas do Facebook da Biblioteca e da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Dia 30 julho – Quinta

Apresentação do livro “A toit ouvert”, de Deolinda Silva (Editions du Panthéon).

Hora: 17h30

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal

Dia 31 julho – Sexta

Apresentação do livro “Prémio Escolar António Manuel Couto Viana: 2016 – 2020”, editado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Hora: 18h

Local: Varanda da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo | Transmissão em direto através das páginas do Facebook da Biblioteca Municipal e da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Dia 1 agosto – Sábado

“Sábado com Histórias” – dramatização da obra “A girafa que comia estrelas”, de José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte, pelos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal.

Hora: 10h30

Local: Apresentação digital através da página do Facebook e do Youtube da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Lançamento da revista “A Falar de Viana”, volume 9 (2020), da 2ª série.

Hora: 11h

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal

Apresentação do livro “Saramela Pintas”, de Adelaide Graça.

Hora: 11h

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal

Noite de Poesia – “Como se desenha uma casa”, com Pedro Lamares.

Hora: 21h30

Local: Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal | Transmissão em direto através da página do Facebook da Biblioteca e da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Na Biblioteca Municipal poderão ser adquiridas as edições municipais ao preço de Feira.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts