FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

09 Jul 2020

Centros de Saúde da ULSAM vão retomando atividade normal

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Desde do início de junho, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) tem vindo a começar, de forma gradual e monitorizada, o reagendamento e realização da atividade assistencial suspensa nos CSP (Cuidados de Saúde Primários), com a retoma da atividade clínica presencial programada.

Os Centros de Saúde da ULSAM mantiveram sempre o acompanhamento clínico da sua população em todo o seu horário de funcionamento, mesmo durante o período mais crítico da pandemia, com a necessária reorganização de serviços, de forma a garantir uma assistência mais dedicada e diferenciada à COVID-19, cumprindo as orientações e normas da DGS.

O plano de retoma da atividade assistencial nos centros de saúde da ULSAM pretende continuar a garantir um acesso seguro aos serviços de saúde, para profissionais e utentes, permitindo incrementar de forma gradual a resposta clínica presencial à vigilância de grupos vulneráveis e de risco e de outras situações em que seja benéfica a observação clínica de forma a orientar a situação previamente avaliada em consulta não presencial.

Toda a atividade presencial, incluindo a resposta às situações agudas, deverá ser pré agendada pelo telefone com a unidade de saúde do utente, evitando que recorra por iniciativa própria, de forma a aferir a necessidade de consulta presencial. Assim, todos os pedidos de marcação de consulta médica e de enfermagem, por iniciativa do utente, deverão ter contacto telefónico prévio por parte do respetivo profissional.

Está ainda previsto, o reforço da visita domiciliária para grupos vulneráveis e de risco, avaliando e priorizando nesta fase não só pela estratificação do risco, mas também pela distancia do domicilio do utente à sede do Centro de Saúde com limitação de transportes, criando novas respostas em proximidade, nomeadamente para os utentes inscritos em polos e extensões, temporariamente encerradas, por questões de segurança.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts